Evidências da Técnica
Montagem resulta de uma residência na Videoteca da Câmara Municipal de Lisboa. Ao longo do ano de 2019 vi filmes de família que ali foram depositados. Com Alvalade e Marvila em mente, nestes filmes que não são necessariamente filmados naqueles bairros, encontrei os espaços comuns da cidade (a rua, as manifestações, os mercados, os jardins, etc.) onde eventualmente habitantes destas duas zonas de Lisboa se cruzam. Também procurei nos filmes imagens da construção deste espaço público, do planeamento e da construção da cidade (estaleiros, obras, andaimes, etc.), assim como, uma “imagem” da sua (re)construção, geológica e arqueológica, nas brincadeiras com areia na praia, no trabalho dos jardineiros nos jardins públicos, na limpeza de baldios. Este espaço comum foi também entrevisto nos espaços de fronteira: as janelas filmadas do interior das casas que abrem ao exterior, as varandas que são ocupadas pelas brincadeiras das crianças, as fachadas dos prédios limiares entre a casa e a rua. A montagem destes fragmentos assemelha-se ao processo de montagem da curadoria em Mural: a reunião, sequência e aproximação de um conjunto de elementos põem em cena uma narrativa.
Montagem está dividida em quatro temas:
1. Areia: brincadeiras de rua, na praia, escavações, estaleiros, ruínas, playground.
2. Varandas: janelas, fachadas, interior/exterior, privado/público, casa/rua.
3. Ocupações efémeras da rua: mercados, feiras, vendas de rua, manifestações, acampamentos, bailes.
4. Evidências da técnica.
Maria do Mar Fazenda